O artista plástico Lêdo Ivo voltou a polemizar em Petrolina. Reivindicando o pagamento de uma dívida deixada pela prefeitura, na gestão de Julio Lossio, referente à confecção da estátua do ex-deputado Osvaldo Coelho, Ivo fez um novo protesto na cidade. Ele expôs ontem (14) uma faixa no Parque Municipal Josepha Coelho, juntamente com a foto da estátua emoldurada e fincada num balde de tinta.
Segundo o artista, desta vez seu protesto “foi até simpático”, mas ele ameaçou ações mais drásticas.
“Pode até ser que a prefeitura não me pague, mas enquanto fósforo eu tiver, vou botar fogo. Já botei fogo na Mãe D’água, e o São João está chegando. Vou botar fogo onde eu achar que devo, em qualquer lugar público. Enquanto eles tiverem essa dívida comigo, vou botar fogo em tudo quanto é lugar, até o fim dos meus dias”, desabafou.
A estátua do ex-deputado Osvaldo Coelho, assim como a da Mãe D’água, foi encomendada ao artista em 2016, na segunda gestão do então prefeito Julio Lossio. No entanto, ainda à época ele decidiu interromper o trabalho porque o município não arcou com os custos. O valor da dívida cobrada por Lêdo Ivo gira em torno de R$ 280 mil. Ele inclusive, assumiu a autoria de um incêndio na estátua da Mãe D’água, no início de abril último, como forma de pressionar a atual gestão a pagar a dívida.
O artista também dispara críticas não apenas aos sucessores de Lossio, mas a empresários locais, Ministério Público e até o Tribunal de Contas do Estado por não reconhecerem seu “direito legítimo” de cobrar. “São todos covardes”, afirmou.
CRÉDITOS: Blog carlosbritto